Lutador do UFC é suspenso por uso de maconha; já é a segunda punição em sua carreira

Todos os lutadores do UFC têm que passar por uma série de exames antidoping que visam identificar se os atletas estão fazendo uso de substâncias proibidas. E, nesta segunda-feira (11), o lutador peso médio, Kelvin Gastelum, foi pego no exame e testou positivo para o uso de maconha.

PUBLICIDADE

De acordo com informação do canal Combate, o norte-americano foi pego pela segunda vez no exame, no entanto, a pena inicial de nove meses foi reduzida para cinco, pois em seu primeiro teste, ele cumpriu um programa de tratamento de dependência de drogas recomendado pelo UFC, cuja carga horária foi cumprida totalmente pelo lutador.

Teste ocorreu após luta de Kelvin Gastelum contra Darren Till no UFC 244

O exame antidoping realizado no dia 3 de novembro de 2019, foi o que identificou a substância proibida no organismo de Gastelum. Como a pena é retroativa, o lutador já está liberado para lutar no UFC.

PUBLICIDADE

Após fazer uma luta dura contra o campeão, Israel Adesanya, Gastelum ocupa uma posição privilegiada na categoria, o que em breve poderá colocá-lo em situação de postulante ao cinturão.

PUBLICIDADE

Primeiro teste positivo para o uso de maconha aconteceu em luta contra Belfort

Em 2017, Kelvin Gastelum testou positivo para o uso de maconha após nocautear o brasileiro Vitor Belfort, no UFC Fight Night realizado em Fortaleza, no Ceará. Após a comprovação da substância proibida, o resultado da luta foi anulado.

PUBLICIDADE

Com a anulação, a luta ficou sem resultado e Gastelum levou um prejuízo de 20% do valor de sua bolsa. Além da perda no valor de sua bolsa, Gastelum levou uma suspensão de três meses.