Nem Neymar, nem Lautaro: a última no Barça que alucina a todos

O coronavírus está mesmo mudando tudo nas vidas de todos. De um momento para o outro, parece que todos ficaram afetados e agora, de acordo com o site Don Balón, até a transferência de Neymar Jr para o Barça poderia ser anulada por culpa dessa pandemia. Não apenas o astro brasileiro, como qualquer outra grande transferência para a Liga espanhola. Essa situação poderia ser especialmente dolorosa para o Barcelona, que enfrentaria a próxima temporada com um elenco com menos opções e com jogadores que não agradariam tanto assim para o treinador Quique Setién.

PUBLICIDADE

Barça usou ERTE e Neymar pode ficar mais difícil

Já tem mais de um mês que vários times dos primeiros escalões da Espanha recorreram para o ERTE, ou seja, um Expediente Temporário de Regularização de Emprego, criado pelo estado para auxiliar as empresas a superarem melhor essa pandemia. Então, como muitas empresas ficaram sem trabalhar e sem capacidade para pagar seus trabalhadores, o Governo espanhol decidiu ajudar nos pagamentos. 

No futebol, a situação é igual. Como os times ficaram sem rendas, com essa paralisação, eles puderam usar esse ERTE, para não precisarem despedir seus funcionários, com ajuda do Estado. Diferente é a situação dos jogadores profissionais, que recebem salários muito elevados e eles mesmos, nos casos de Barcelona e Atlético de Madrid, combinaram com os times em baixar seus valores, enquanto essa situação de pandemia continua. Porém, essa decisão de recorrer para essa ajuda do Estado vai ter consequências, de acordo com o Don Balón. 

PUBLICIDADE

La Liga pode impedir contratações de Neymar e Lautaro

Nem todos os times escolheram esse caminho mais fácil do ERTE e, agora, eles podem usar isso em seu favor. Então, times como o Getafe recusaram essa ajuda e eles mesmos estão sabendo resolver seus problemas econômicos causados por esse novo coronavírus. Agora, o time presidido por Ángel Torres não quer ver os times que precisaram solicitar ajudas, investindo forte no próximo mercado de transferências. 

PUBLICIDADE

Essa seria a situação do Barça, que depois de recorrer para o ERTE, estaria, ainda assim, tentando esses reforços mais impactantes, como Neymar Jr e Lautaro Martínez. Claro que, para conseguir esses craques, o time catalão precisaria sempre de vender alguns de seus craques, buscando dinheiro, mas essa ação de assinar novos craques poderia ser impedida pela Liga. É que, na opinião dos times que não usaram o ERTE, os times que o fizeram não deveriam poder fazer contratações nos próximos meses, argumentando que se eles não tiveram dinheiro para pagar seus funcionários, então, eles também não deveriam ter dinheiro para fazer compras milionárias. 

PUBLICIDADE

Messi pode ficar sem seu amigo Neymar

De acordo com o Don Balón, isso é uma questão que a Liga vai precisar estudar. Afinal, eles não podem prejudicar os times que souberam se virar sozinhos, no meio de essa crise econômica, causada pelo novo coronavírus. Porém, impedindo essas contratações, a Liga deixaria o Barça sem opções por Neymar, Lautaro ou Paulo Dybala. 

Lionel Messi é que não vai achar a menor graça a tudo isso. O astro argentino, de 32 anos de idade, está cada vez mais próximo do final de sua carreira e ele sabe que, sem ir no mercado, o Barça vai ter um elenco muito curto e com poucas soluções para a nova temporada. Ainda para mais, ele poderia perder, para sempre, essa possibilidade de se reencontrar com seu amigo Neymar.