in

Fifa anuncia mudanças importantes para a retomada do futebol pós-pandemia

Divulgação - Fifa
Publicidade

Diante do cenário incerto da retomada do futebol em alguns países, a Fifa tornou oficial nesta sexta-feira (08) a permissão que autoriza os certames que já iniciaram ou que ainda vão voltar terem cinco substituições por equipe a cada jogo. 

A entidade já havia sinalizado a medida no mês passado e aguardava apenas o aval da International Board (IFAB). A mudança tem caráter temporário, sendo válida para competições que cheguem ao fim até dezembro deste ano. A implementação ou não da medida dependerá de cada federação.

Segundo a Fifa, o objetivo da medida é, “proteger o bem-estar dos jogadores”. A iniciativa mostra a preocupação da entidade com a integridade dos atletas, uma vez que impactos podem ser sentidos em decorrência do extenso período de paralisação das competições. Com duas substituições extras, o desgaste dos atletas poderá ser melhor administrado pelas equipes.

Publicidade

Com o intuito de não deixar o jogo com uma quantidade ainda mais expressiva de bola parada, a Fifa determinou que as cinco mudanças só podem ser realizadas dentro de um espaço de três janelas. Diante disso, há a necessidade de ao menos duas alterações duplas por cada equipe caso seja utilizada todas as trocas permitidas.

Publicidade

VAR 

Ainda no comunicado emitido, a Fifa revela que as competições que se encerram neste ano, tendo iniciado ou não, terão a liberdade de interromper o uso do Árbitro de Vídeo (VAR) caso achem necessário, por conta do alto custo para viabilizar o recurso. Caso o VAR seja mantido, todos os protocolos adotados pela entidade terão que ser cumpridos.

Na última quinta-feira (08), a DFL (Federação Alemã de Futebol) confirmou a retomada da Bundesliga a partir do dia 16 de maio. 

Publicidade

Corinthians ‘culpa’ Globo por prejuízo de R$ 177 milhões em 2019

Flamengo ou Palmeiras? O campeão de lucro do futebol brasileiro em 2019 foi outra equipe