Fifa dá ultimato e Sport pode sofrer dura punição caso não pague dívida da compra de André

Após não conseguir chegar um acordo para o pagamento da dívida ao Sporting pela contratação do atacante André feita uma gestão passada, a atual diretoria do Sport recebeu um ultimato da Fifa nesta quinta-feira (07). De acordo com informações do Globoesporte.com, o clube rubro-negro foi informado que tem 45 dias para quitar a dívida de 907,5 mil euros (o equivalente na cotação atual a R$ 5,7 milhões).

PUBLICIDADE

Caso não seja executado o pagamento, o clube de Pernambuco poderá ser sancionado em várias medidas pela entidade máxima do futebol.


“Podemos confirmar que a reclamação feita pelo Sporting contra o Sport foi parcialmente aceita pelo juiz único da Fifa do Comitê de Status de Jogadores. Consequentemente, o Sport foi ordenado a pagar 907.500,00 euros ao Sporting. O prazo para realizar o pagamento é de 45 dias.”

PUBLICIDADE

Punições ao clube

A primeira punição ao clube da Ilha do Retiro seria a proibição de inscrição de jogadores. Caso não cumpra o pagamento, o Sport pode amargar outras penalidades mais graves, que vão desde a retirada de pontos no campeonato nacional até o rebaixamento para uma divisão inferior. A punição só deixa de existir mediante ao pagamento da dívida.

PUBLICIDADE

O Leão ainda tem a opção de recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS/TAS). No entanto, pelo fato do clube rubro-negro reconhecer o débito, a apelação funcionaria apenas para tratar de eventuais juros ou multas que poderiam vir a ser aplicadas.

PUBLICIDADE

Embora tenta solicitado um adiamento dos prazos junto à Fifa em abril, o Sport teve o pedido negado pela entidade, que se mostrou irredutível mesmo diante da crise instaurada por conta da pandemia do coronavírus. 

O Sport comprou 50% dos direitos de André junto ao Sporting em 2017, contudo, não pagou o clube português pela transação. No ano seguinte, o jogador foi vendido para o Grêmio por 2,5 milhões de euros (o equivalente a R$ 10 milhões na época).