Efeitos da crise? Valor de mercado de Neymar, Messi e Mbappé despencam, diz estudo

A paralisação do futebol diante da pandemia do coronavírus tem abalado o mercado do futebol e os clubes de forma arrebatadora. Além dos clubes buscarem inúmeras alternativas para não “colapsar” financeiramente, os jogadores também estão sendo afetado com relação ao seu valor de passe. Um estudo promovido pela consultora KPMG divulgado nesta quarta-feira (06), apontou que craques do futebol tiveram uma queda significativa.

PUBLICIDADE

“A crise do coronavírus terá certamente um impacto no valor dos jogadores (…) As obrigações financeiras resultarão provavelmente em uma queda no número de transferências e também nos valores”, em benefício dos empréstimos ou das trocas de jogadores, escreveu a KPMG.

O estudo da KPMG avaliou a perda de mercado de mais de 4 mil atletas que atuam nas dez principais ligas do futebol europeu: as duas divisões na Inglaterra, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Bélgica, Itália, Portugal e Turquia.

PUBLICIDADE

No levantamento ficou constatado uma perda média de 20% do valor de mercado dos vinte atletas mais caros, caso a temporada seja encerrada de forma definitiva. Já se os certames forem retomados, a queda deve ficar em 13%.

PUBLICIDADE

Trio de craques

Diante da suspensão definitiva do Campeonato Francês, Mbappé terá uma queda de 21,5% de seu valor de mercado, enquanto Neymar aparece com 21,7% de redução. A joia francesa viu seu valor despencar de 225 milhões de euros para a casa dos 177 a 188 milhões de euros. Já o astro brasileiro, caiu de 175 milhões de euros para ficar entre 137 e 149 milhões. 

PUBLICIDADE

Já o argentino Lionel Messi perderia entre 23,2% e 27,5% de seu valor de mercado (para 127-134 milhões de euros). O Campeonato Espanhol, diferentemente da Ligue 1, deve ser retomado.