Mas, já? CBF sugere data para a retomada dos Estaduais

A pandemia do coronavírus deixou o cronograma do futebol brasileiro totalmente indefinido. Contudo, o cenário pode mudar nos próximos dias. Isto porque, nesta terça-feira (28), a cúpula da CBF promoveu uma reunião por videoconferência com as federações estaduais para debater o futuro do futebol no país, e sugeriu uma possível retomada dos certames locais a partir do dia 17 de maio.

PUBLICIDADE

A informação foi apurada pelo jornal O Globo. Segundo o periódico, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, admitiu que o cenário pode não ser o mesmo para todos os estados, uma vez que há regiões que estão registrando um número elevado de casos do coronavírus diariamente. 

O mandatário da entidade pontuou que o dia 17 de maio é uma mera sugestão e não uma determinação para a volta dos Estaduais, deixando assim a decisão para cada federação, algo parecido com que o foi feito para definir a paralisação dos certames estaduais no país. A ideia é não contrariar as autoridades.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Portões fechados

Como medida preventiva, como já havia sido adiantado por um secretário do Ministério da Economia, a volta do futebol no país deve se dar sem a presença dos torcedores nos estádios para evitar a disseminação do coronavírus. Caso algumas federações consiga a liberação junto às autoridades para a retomada dos Estaduais, ao que tudo indica, as equipes já deverão voltar aos treinos no início do próximo mês para realizarem uma “intertemporada”.

PUBLICIDADE

A intenção da CBF com essa iniciativa de concluir os certames estaduais é para que se abra espaço do calendário para a disputa do Brasileirão e Copa do Brasil. As competições nacionais, no entanto, precisariam de um cenário bem ameno no índice da pandemia do país.

PUBLICIDADE