Brasileirão: Globo quer pagar menos do que combinado pelos direitos de transmissão

O futebol brasileiro está paralisado devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Até o momento, ninguém sabe quando a bola voltará a rolar no país. O Brasileirão, principal torneio nacional, começaria em maio, mas sua real data de estreia neste momento é uma grande incógnita. A competição é muito importante para os 20 clubes que a disputam.

PUBLICIDADE

A Globo paga boa cota para cada clube pelos direitos de transmissão do torneio e isso é muito importante para cada equipe se manter equilibrada financeiramente ou pagar as muitas dívidas que alguns têm. A competição deste ano, porém, pode ser bem diferente.

Globo estuda pagar menos pelo Brasileirão

De acordo com o jornalista Cosme Rímoli, do R7, a Globo estaria estudando diminuir o valor da cota pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A emissora estaria planejando pagar entre 40% e 50% a menos para cada um dos 20 clubes que disputam a Série A.

PUBLICIDADE

A cota da TV é paga da seguinte forma: 40% valor fixo, 30% por número de partidas transmitidas e outros 30% por colocação final na competição. A diminuição pela metade primeiro se daria na primeira parte dos direitos de transmissão, mas pode chegar também até o pagamento do número de partidas e colocação final.

PUBLICIDADE

Globo pressionada pelos patrocinadores

Ainda segundo Cosme Rímoli, os patrocinadores do futebol da Globo, que pagaram R$ 1,8 bilhão à emissora pela exibição de 65 partidas no ano, estão pressionando por causa da paralisação das competições. Para tapar o buraco, a Globo tem apelado aos jogos antigos. Nos últimos domingo, exibiu conquistas da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1994 e 2002, além da Copa das Confederações de 2005.

PUBLICIDADE