Presidente da AFA confirma medida drástica no futebol argentino por conta do coronavírus

A pandemia do coronavírus segue afetando o futebol mundial de forma incisiva. Enquanto a maioria das competições aguardam um parecer das federações para uma possível retomada, a Argentina já tomou a sua decisão. Em entrevista à TNT Sports, o presidente da AFA, Claudio Tapia, confirmou nesta segunda-feira (27), o encerramento da temporada 2019/20 no país. 

PUBLICIDADE

A decisão foi tomada após um consenso entre os clubes. Ficou estabelecido que não haverá rebaixamento nos campeonatos nacionais nas próximas duas temporadas. Com a medida adotada pela entidade, River Plate, Racing e Argentinos Jrs. carimbaram seus respectivos passaportes para a Copa Libertadores de 2021. Campeão da Superliga desta temporada, o Boca Juniors também já estava garantido.

Ainda restam duas vagas para a Argentina na competição, enquanto que Vélez, San Lorenzo, Newell’s, Talleres, Defensa y Justicia e Lanús, estão garantidos na Copa Sul-Americana.

PUBLICIDADE

“Precisamos que a indústria do futebol comece a funcionar porque vamos viver uma crise mundial, mas em primeiro lugar está a vida de cada um. A ideia é voltar a jogar com a maior segurança. Se tiver de ser em janeiro, faremos”, afirmou o mandatário da AFA.

PUBLICIDADE

Voos suspensos

Mesmo sendo de longe um dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus, a Argentina suspendeu todos os seus voos comerciais até o dia 1º de setembro. A medida do governo hermano, se mantida, poderá impactar na sequência da Copa Libertadores – suspensa em sua segunda rodada da fase de grupos – e na Copa Sul-Americana, que também estava em sua fase inicial.

PUBLICIDADE

A elite do futebol argentino estava sendo movimentada com a disputa da Super League Cup. A competição, no entanto, só havia tido uma rodada de disputa.