Fifa: após pandemia, entidade vai aumentar número de substituições por partida

O futebol mundial está paralisado devido a pandemia causada pelo novo coronavírus e não há previsão de quando tudo estará normalizado. Na Europa, o campeonato holandês foi encerrado definitivamente sem ter um campeão na temporada.

PUBLICIDADE

Outros países podem fazer o mesmo depois que a UEFA definiu que caberá a cada federação nacional decidir o que fazer. Em meio a tudo o que vem ocorrendo, a Fifa também está planejando algumas ações para quando o futebol voltar a ser disputado.

Fifa pode aumentar número de substituições

De acordo com o Sky Sports, a Fifa trabalha com a ideia de aumentar o número de alterações para quando o futebol retornar. A medida seria adotada temporariamente, a critério do organizado da competição. No Campeonato Brasileiro, por exemplo, quem definiria isso seria a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

PUBLICIDADE

“Nas competições em que menos de cinco substituições são permitidas atualmente, cada equipe terá agora a possibilidade de usar até cinco substituições durante a partida, com a possibilidade de uma substituição adicional permanecer durante o prolongamento, quando relevante”, afirmou a Fifa. 

PUBLICIDADE

Calendário curto e muitas partidas

A medida da Fifa visa atender a necessidade de partidas que haverá depois que a pandemia acabar. O Brasileirão, por exemplo, com 38 rodadas, seria disputado entre maio e dezembro. Agora pode começar apenas em junho ou julho – não há previsão oficial. Ao aumentar o número de alterações por equipe em cada jogo, a Fifa pensa na frequência maior de partidas, especialmente, no segundo semestre.

PUBLICIDADE