Fifa propõe medida importante caso futebol seja retomado com maratona de jogos

Proposta ainda passará por avaliação da International Board, órgão responsável pelas regras do esporte.

Acompanhando o cenário da pandemia do coronavírus de perto junto às autoridades de saúde, a Fifa segue buscando alternativas para estabelecer um cronograma e medidas para a retomada do futebol. De acordo com apuração da agência Reuters, a entidade máxima do futebol propôs uma ampliação provisória no número das substituições para a volta das competições.

PUBLICIDADE

A medida prevê o aumento de duas substituições para cada equipe. Ou seja, ao invés das tradicionais três alterações, os clubes poderiam efetuar cinco mudanças cada. A proposta da Fifa ainda depende de uma aprovação da International Board (IFAB), órgão que gere as regras do esporte.

O objetivo é fazer com que as equipes consigam evitar o número de desgaste físico e lesões que podem ser causadas por uma intensidade de jogos. Isto porque, se de fato o futebol ser retomado, grandes são as possibilidades das partidas serem marcadas para um curto espaço de tempo.

PUBLICIDADE

“A segurança dos jogadores é uma das principais prioridades da Fifa. Uma preocupação a esse respeito é que a frequência das partidas pode aumentar o risco de possíveis lesões devido à sobrecarga do jogador”, diz um trecho da nota da Fifa encaminhada à agência “DPA”.

PUBLICIDADE

Medida opcional

Em caso de aprovação da International Board, a ampliação do número de substituições ficaria a cargo de cada federação adotar ou não a medida.

PUBLICIDADE

Se aprovada, as cinco substituições devem ocorrer no máximo com três interrupções de cada equipe durante os 90 minutos, justamente para não atrapalhar o fluxo da partida, uma vez que o tempo gasto em cada mudança costuma retardar a partida, aumentando o tempo de bola parada dos duelos.