Bolsonaro diz que clubes podem falir por conta da pandemia e cita Fla e Palmeiras

A pandemia do coronavírus impactou diretamente no calendário do futebol brasileiro. Com todos os certames suspensos no país, o cenário é de total indefinição para a sequência da temporada. Critico do modelo de quarentena adotado em prevenção à disseminação da doença, o presidente  da República, Jair Bolsonaro, utilizou o futebol como exemplo para justificar o seu posicionamento quanto à flexibilização do isolamento social.

PUBLICIDADE

Em uma live realizada em suas redes sociais, o chefe do executivo afirmou que a paralisação das atividades no futebol culminará na falência de muitos clubes pequenos, e provocará um cenário de ampla crise até mesmo para gigantes em faturamento, como Palmeiras e Flamengo.

“(…) o Flamengo, se eu não me engano, [tem folha salarial] próximo a R$ 15 milhões. O Palmeiras também. Como vai se pagar e manter o time sem que se gere imagem?”, questionou Bolsonaro.

PUBLICIDADE

“Tem time aí que praticamente vai decretar falência. Time de segunda divisão com toda certeza. Os times que estão disputando as divisões dos seus respectivos estados,” disse o chefe do executivo questionando os seus seguidores na sequência se o futebol poderia voltar ou não no país.

PUBLICIDADE

Nesta semana, o Flamengo teve que viabilizar um empréstimo bancário para poder arcar com alguns débitos vigentes. O rubro-negro viu o Azeite Royal pedir rescisão de contrato, e a Adidas atrasar uma parcela do patrocínio.

PUBLICIDADE

Casos do Covid-19 no Brasil

O coronavírus tem assolado a população brasileira nas últimas semanas, estima-se que o ‘pico’ da doença seja vivenciado no país no próximo mês. No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, haviam quase 37 mil casos confirmados e 2.372 óbitos ocasionados pela Covid-19.

O estado de São Paulo é o mais afetado pela pandemia: já são 910 mortes confirmadas, ou seja quase 40% do quantitativo total de óbitos no país. Rio de Janeiro (387),  Pernambuco (205) e Ceará (180) aparecem logo na sequência.