in

Árbitro Anderson Daronco abre o jogo sobre paralisação do futebol e falta de renda

Reprodução Globo
Publicidade

O árbitro gaúcho Anderson Daronco é um dos principais nomes da arbitragem brasileira. Daronco é o único árbitro do Rio Grande do Sul no quadro da Fifa – o mais alto patamar para um profissional do apito. Com a paralisação do futebol, os árbitros não estão trabalhando.

Em atitude pouco comum, Daronco deu entrevista à rádio Gaúcha dias atrás e falou sobre o momento do futebol brasileiro. Árbitros, normalmente, são impedidos de dar entrevistas pelas federações e confederações para evitar polêmicas. Em meio a erros da arbitragem, eles nunca têm lugar de fala.

Publicidade

Daronco fala paralisação do futebol e falta de renda

Árbitro e assistente de futebol não é uma profissão regulamentada. Os profissionais do apito recebem por partida. Anderson Daronco, um dos principais do Brasil, fatura bastante porque apita as partidas mais importantes. Em meio à paralisação do futebol, o árbitro fica sem emprego.

Daronco afirmou que se dedica exclusivamente ao futebol e que o atual momento tem sido bastante difícil. “Minha dedicação é exclusiva para o futebol e esse é um assunto muito pertinente para o momento. Que não soe como uma choradeira, mas que se faça uma reflexão sobre o assunto. Primeiro, que é muito difícil de um árbitro de alto nível ter qualquer outro tipo de emprego, devido as demandas de viagens e treinamentos. Então, ele vive exclusivamente do jogo. Sem jogo, não tem de onde tirar renda”, afirmou.

Publicidade

Árbitro fala sobre profissionalização

Na entrevista à Rádio Gaúcha, Anderson Daronco falou sobre a profissionalização do árbitro de futebol e que isso garantiria segurança aos profissionais do apito e aos assistentes, chamados popularmente de bandeirinhas, tenham segurança nessas situações. Sem trabalhar, os árbitros estão sem salário.

Publicidade
Avatar

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator do i7 Network.

Next post

Ronaldinho sofre duro golpe no Paraguai após Justiça autorizar prisão domiciliar

Atacante do Grêmio faz brincadeira infantil e é esculhambado por torcedora no Twitter