Flamengo e a ‘virada de mesa’ no Brasileirão: ‘nivelando por baixo’

Ninguém discute que o Flamengo entra no Campeonato Brasileiro como grande favorito. Atual campeão do torneio, o Fla de Jorge Jesus perdeu apenas o zagueiro Pablo Marí em relação ao elenco campeão do ano passado e se reforçou com reservas que seriam titulares em qualquer equipe, casos de Pedro e Michael.

PUBLICIDADE

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, surgem algumas correntes defendendo um Campeonato Brasileiro de turno único e mata-mata. O objetivo por trás disso seria também o de tentar barrar o Flamengo. Com o time que tem, a equipe é muito favorita em um torneio de pontos corridos.

Comentarista fala em virada de mesa no futebol brasileiro

O termo virada de mesa ficou em desuso no futebol brasileiro dos últimos anos. Desde 2003, o Campeonato Brasileiro é disputado em pontos corridos e as equipes rebaixadas são de fato rebaixadas, sem manobras espúrias para o ano seguinte. 

PUBLICIDADE

Mauro Cézar, comentarista da ESPN e do UOL, afirmou em podcast do portal de notícias que se mudarem a fórmula do torneio estarão fazendo uma virada de mesa, mas mesmo assim o Flamengo continua sendo favorito para conquistar o título.

PUBLICIDADE

“A não ser que o Jesus vá para Portugal, que o Arrascaeta queira parar de jogar futebol, que o Gabigol entre em depressão e não faça mais gols, que o Bruno Henrique resolva fazer outra coisa da vida, aí pode ser que o Flamengo fique fraco, mas com o time atual e com o técnico atual, vai ser favorito do mesmo jeito”, afirmou o jornalista.

PUBLICIDADE

Mauro Cézar critica mudança de fórmula

A ideia de mudar o Brasileirão para o sistema mata-mata teria como argumento a diminuição de datas disponíveis. Ainda não se sabe quando o futebol voltará ao normal devido à pandemia. Mauro Cézar, porém, é critico da mudança. Para ele, a ideia parte de alguns clubes que querem tentar ser mais competitivo dentro das quatro linhas, segundo o jornalista, “nivelando por baixo a disputa tecnicamente”, afirmou.