Coronavírus: Pacaembu vira hospital na luta contra o Covid-19

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, é palco de momentos históricos do futebol brasileiro. Foi lá que Leônidas da Silva estreou com a camisa do São Paulo, em 1942, em uma partida contra o Corinthians. Mais de setenta mil pessoas foram ao estádio naquele dia – recorde absoluto de público do Pacaembu. Em 1950, o estádio recebeu jogos da Copa do mundo.

PUBLICIDADE

Foi no Pacaembu que o Santos conseguiu uma virada épica sobre o Fluminense, nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1995 – no mesmo Pacaembu, o Peixe perdeu a decisão do título para o Botafogo. Foi lá que o Corinthians conquistou a Copa Libertadores de 2012. O Estádio do Pacaembu agora vai se tornar um hospital.

Pacaembu vira hospital em meio à pandemia de coronavírus

Neste domingo (22), passou a circular no WhatsApp a imagem de uma estrutura sendo montada no gramado do Estádio do Pacaembu. A a concessionário que administra o estádio e a prefeitura de São Paulo fizeram uma parceria para transferir para o gramado do estádio 202 leitos. O objetivo é liberar espaço para pacientes que precisem de cuidados devido ao coronavírus.

PUBLICIDADE

O hospital de campanha deve ficar pronto em dez dias. Serão atendidos no local paciente de baixa complexidade e que não corram riscos de morte ao ser tratados em ambiente improvisado. Há um medo geral de colapso no sistema de saúde devido aos muitos casos de coronavírus em toda a cidade.

PUBLICIDADE

https://www.instagram.com/allegra_pacaembu/

PUBLICIDADE

Estádios viram hospital em meio ao coronavírus

Além do Pacaembu, em São Paulo, outros estádios também serão improvisados como hospitais de campanha. Este é o caso, por exemplo, do Presidente Vargas, em Fortaleza, no Ceará, que passará a ser usado em meio à pandemia crescente do novo coronavírus em todo o Brasil.