Atitude de Cristiano Ronaldo em caso de racismo causa indignação

Cristiano Ronaldo tem já alguns meses que é a celebridade com mais seguidores no Instagram. O jogador da Juventus é mesmo a única pessoa com mais de 200 milhões de fãs nessa mídia social, que ele usa para marketing, mas também para falar com seus fãs, de um jeito mais próximo. O craque vem usando tão bem o Instagram, que ele até já estaria ganhando tanto dinheiro com isso, como quanto ele ganha jogando futebol

PUBLICIDADE

Cristiano Ronaldo é o número um na mídia social

Seus posts patrocinados, no Instagram, como no Facebook ou Twitter, valem muitos milhares de euros, mas ele também vai compartilhando conteúdo mais pessoal, sobre seus treinos, jogos e, o mais desejado, sobre sua vida familiar. Muitos fãs seguem Ronaldo por essas imagens mais privadas com a namorada, Georgina Rodríguez, e seus quatro filhos, Cristiano Junior, Eva, Mateo e Alana Martina. No fundo, todos querem saber como é a vida do astro, para lá dos gramados. 

O jogador tem todos esses milhões de seguidores, alguns somente por curiosidade, mas são muitos mais os que seguem ele como exemplo. Por isso, a UEFA usa sua imagem para promover valores da igualdade e na luta contra o racismo. Porém, o craque teve agora um momento que não agradou muito, especialmente para seus fãs de Portugal. 

PUBLICIDADE

Cristiano Ronaldo em silêncio em caso de racismo

O jogador parece sempre dar a cara por todos esses valores, mas ele não fez qualquer comentário sobre o caso mais recente de racismo em Portugal. O jogador maliano do Porto, Moussa Marega, foi vítima de racismo em uma partida do campeonato português. O atacante não aguentou os ‘gritos’ imitando macacos vindo das bancadas, sempre que ele tocava a bola, e deixou o gramado no meio da partida. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Colegas e adversários tentaram travar ele, mas não havia jeito. Marega disse basta para os racistas, um gesto que correu o mundo. Vários times e jogadores elogiaram a atitude de Marega, que fez bem em abandonar uma partida em que ele estava sendo insultado, por sua cor de pele. O caso está dando muito que falar e em Portugal, o assunto foi mesmo falado na Assembleia, com presidente e primeiro ministro de Portugal pedindo desculpa para Marega e prometendo punir todos os responsáveis. 

No meio de tudo isso, a atitude de coragem de Marega chamou as atenções para um assunto muito sério, e que nem sempre é debatido. Existe racismo sim, no esporte como na sociedade. Com esse caso, com Marega indo embora, todos lembraram que existe sim e que é preciso se fazer mais qualquer coisa. Quem não notou nada parece que foi Cristiano Ronaldo. 

Fãs comparam com atuação de Neymar com Taison

O capitão da seleção de Portugal não deixou qualquer mensagem sobre esse momento, e está sendo muito criticado. Para muitos, Cristiano Ronaldo só usa sua mídia social para ganhar dinheiro ou ‘curtidas’. Como Marega não é tão famoso, ele não postou nada. Muitos lembram mesmo que Neymar foi um dos primeiros saindo na defesa de Taison, quando sofreu o mesmo que Marega, mas na Ucrânia, lamentando que Cristiano Ronaldo não tenha atuado do mesmo jeito. 

“É evidente que Cristiano, símbolo maior e o melhor jogador de sempre do futebol português, vai manifestar sua condenação veemente ao racismo no nosso futebol”, escreveu Miguel Guedes, famoso cantor. Porém, isso não aconteceu e se gerou alguma revolta. “A campanha para a bola de ouro já passou”, “Esse não faz nada que não dê lucro. Ele não se preocupa com problemas de pessoas normais”, “Não acredito que ele faça isso. Contudo só ficava bem para ele e eu acho que é uma luta que ele também tem que ter”, são alguns dos muitos comentários.