Flamengo move ação contra a Globo e cobra R$ 30 milhões da emissora

A relação entre Flamengo e Globo esfriou de vez. Depois de não chegarem a acordo pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca, clube e emissora agora brigam na Justiça.

PUBLICIDADE

O Flamengo alega que a Globo descumpriu o contrato firmado entre as partes pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O clube cobra até R$ 30 milhões da emissora.

De acordo o Flamengo, há pagamento incorreto para exibição de jogos na TV aberta e fechada, descontos indevidos no dinheiro do pay-per-view e problema no ressarcimento de custos de viagem.

PUBLICIDADE

Falta de contrato causou briga entre a Globo e o clube

Flamengo e Globo não têm um contrato definitivo pelos direitos de transmissão do Brasileiro a partir de 2019. Tudo começou em 2016, quando a emissora formalizou proposta para cada um dos clubes.

PUBLICIDADE

No começo do ano passado, a Globo apresentou novo contrato e o Flamengo percebeu algumas mudanças em relação ao texto de 2016 e não se negou a assinar. Para o clube, segue válido o vínculo de 2016. Com base nisso, entrou na Justiça.

PUBLICIDADE

Processo do Flamengo contra Globo tem quatro pontos

O processo do Flamengo leva em conta quatro pontos: fluxo de pagamentos, receita do pay-per-view, despesas de viagem e remuneração de exibição por jogo.

Em relação às despesas de viagem, o contrato de 2016 previa que a Globo pagasse para os clubes. O contrato de 2019 acaba com isso. Só que o Flamengo não assinou o novo contrato e quer receber pelas despesas.

O clube também reclama do fluxo de pagamentos. Os pagamentos foram feitos no segundo semestre de 2019 e o Flamengo quer receber todos os meses. O clube também quer receber a receita líquida do pay-per-view e cobra descontos indevidos. Por fim, o Flamengo também reclama da remuneração por exibição de jogos.