Barcelona: Quique Setién fechou seu primeiro reforço após a estreia 

O Barcelona venceu na estreia de Quique Setién como novo treinador. Ainda não deu muito tempo para se perceber as diferenças, porque ele teve somente cinco dias antes de fazer sua estreia. Ainda assim, parece claro para todos que esse Barcelona tem novas cores em seu futebol.

PUBLICIDADE

Barcelona de Setién já mostra diferenças

O time ganhou somente 1 a 0, com um gol solitário do homem de sempre, Lionel Messi, contra o Granada. Porém, se viu um jogo mais envolvente, com todos participando e com a bola sempre no pé. Teve realmente diferença para o futebol de Ernesto Valverde, mas todos acreditam que esse envolvimento pode melhorar e também ser mais rápido e eficaz.

PUBLICIDADE

Setién não mexeu muito no time. Ele não pode contar com jogadores que vão acabar sendo importantes como Frenkie De Jong, Dembélé, Luís Suárez e também Arthur Melo, que só entrou mais no final da partida, o brasileiro que vem de lesão. Então, o treinador utilizou quase os mesmos jogadores de sempre, mas já mostrou um futebol diferenciado, bem no seu estilo, com muita bola no pé, essencialmente, até chegar perto o gol, sempre em posse.  

PUBLICIDADE

O novo treinador alinhou com o jovem Ansu Fati de titular, na ausência de Suárez, lesionado. Depois, ele fez entrar Carles Pérez para o lugar de Fati, e também chamou Riqui Puig. Ou seja, está clara sua aposta nos mais jovens e o futebol da base vai ser novamente valorizado no Barcelona.  

PUBLICIDADE

Setién quer recuperar La Masía

Nos seus primeiros dias, Setién estaria prestando atenção especial no desempenho dos jogadores do time de reservas. Desde logo, Setién chamou Riqui Puig para o time principal e ele se treinou toda a semana com eles. O meia espanhol é um favorito da torcida e todos vibraram com sua integração no time principal.  

O meia já tem 20 anos de idade e estava passando um pouco ao lado com Valverde. Agora, parece que tudo isso vai finalmente mudar e ele já sabe que pertence entre o time principal. Riqui Puig parece ter todo o ADN do Barcelona, com sua habilidade e conhecimento. Muitos veem nele um novo Iniesta e parece que Puig é mesmo o primeiro reforço de Quique Setién.  O craque vai ficar no time principal até o final da temporada e dele se espera muito, assim que ele tenha oportunidades e minutos no gramado.  

E não há mais dúvidas que Quique Setién quer recuperar a La Masía. A base do Barcelona vai finalmente ter a importância de outros tempos e, com o novo treinador, jogadores como Puig, Pérez e Fati devem se juntar a outros craques da base, como Piqué, Busquets, Sergi Roberto e Messi. Afinal, não tem ninguém que entenda melhor a filosofia do Barça que os jogadores que ‘nasceram’ na base dos catalães.