Flamengo anuncia que está fora da Copa São Paulo 2020 e pode sofrer dura punição

O Flamengo não vai mais disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2020. O clube carioca se desentendeu com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e anunciou a desistência. O clube se manifestou oficialmente nesta segunda-feira (30) para dizer que está fora do torneio de base mais importante do país.

PUBLICIDADE

O Flamengo estava no grupo 25 do torneio, ao lado de Água Santa, Trem e Vitória da Conquista. O rubro-negro estrearia no próximo sábado (4).

Flamengo desiste de torneio por falta de jogadores

O Flamengo vai começar o ano de 2019 utilizando jogadores do time sub-20 no Campeonato Carioca. Por este motivo, estes atletas não poderiam disputar a Copinha. Além disso, o clube alega que seis jogadores se lesionaram.

PUBLICIDADE

Por este motivo, o Flamengo queria trocar o time sub-20 pelo elenco sub-17 que foi campeão brasileiro da categoria. O clube comunicou a FPF, mas foi informado que a troca só poderia ter ocorrido até o dia 25 de novembro.

PUBLICIDADE

Flamengo pode ser punido

Quatro vezes campeão da Copinha, sendo a última delas em 2018, o Flamengo pode ser punido pela Federação Paulista de Futebol. Segundo regulamento do torneio de base, equipes que desistem depois de ter a presença confirmada, ficam proibidas de participar das cinco edições subsequentes. Além disso, há multa no valor de R$ 20 mil.

PUBLICIDADE

Caso seja punido, o clube só voltaria a disputar o principal torneio de base do futebol brasileiro no ano de 2026. A Federação Paulista de Futebol não informou o que será feito com o grupo 25, sem a presença do Flamengo.