Garrincha, Zico, Capetinha e o segredo revelado por trás dos apelidos

Mané Garrincha, Zico, Chulapa, Capetinha, e uma outra infinidade de apelidos que nascem no futebol. O que seria do esporte brasileiro sem esses nomes, ou apelidos, consagrados nos gramados? Difícil demais de mensurar, mas direto ao ponto, saiba a origem dos apelidos de alguns dos craques recentes e do passado.

PUBLICIDADE

Mané Garrincha

O jogador mais folclórico do futebol brasileiro, que brilhou no time da Estrela Solitária, Garrincha nem sempre teve este apelido, o próprio Botafogo tentou emplacar nele o ‘nome’ Gualicho, na época era um cavalo que ganhava todas as corridas.

Mas não teve jeito, Manuel dos Santos, o Garrincha como o mundo o conheceu, ganhou seu apelido ainda na infância e de sua irmã, Garrincha é também o nome de um pássaro comum no local onde nasceu a lenda.

PUBLICIDADE

Zico

Arthur Coimbra talvez seja um nome não tão conhecido dos brasileiros, mas quando se fala em Zico, toda uma nação se comove. Isso porque o craque do Flamengo tem descendência portuguesa, e Zico é uma forma de diminutivo, que tem a ver com o porte físico do maestro rubro-negro. Zico chegou a ser chamado de Arthurzinho, Arthurzico e posteriormente apenas de Zico.

PUBLICIDADE

Serginho Chulapa

Este não tem a ver com porte físico ou correlação com a natureza como os anteriores, Serginho Chulapa ganhou este apelido por conta de seu temperamento, considerado por muitos como sendo um jogador turrão, que sempre se metia em confusão e que não costumava levar desaforo.

PUBLICIDADE

Edílson Capetinha

Edílson foi um jogador de muita habilidade e que brilhou com camisas pesadas do futebol. Campeão por Corinthians, Flamengo e Palmeiras ele ganhou seu apelido de um comentarista esportivo por ter o costume de ‘infernizar’ as defesas dos rivais.